Perigos de utilizar soda cáustica para desentupimento

Partilhe este artigo!

Todos nós já tivemos problemas com entupimento de canos, esgotos, lava-loiças, sanita e lavatórios. Normalmente esses entupimentos são causados por acúmulo de óleo e gordura provenientes da gordura que utilizamos para cozinhar assim como resto de alimentos que ficam na loiça. Além do acúmulo natural de sabão e cabelos no caso da casa de banho.

Uma opção que parece fácil é utilizar soda cáustica para desentupir todos os tipos de canos em casa. Por ser muito corrosiva normalmente é capaz de desentupir canos que tenham acúmulo de gorduras e pelos. Além do mais é fácil de ser encontrada em qualquer supermercado ou lojas de bricolage e o preço costuma ser acessível (por volta por 4€)

Parece uma boa solução, não? Porém é preciso ter muita atenção aos perigos da sua utilização. Por ter um grande poder de corrosão, em contato com a pele causa queimaduras graves. Além disso, o uso continuado poderá corroer os canos de casas e prédios mais antigos, causando fugas de água e outros problemas de canalização.

A soda cáustica funciona para desentupimentos?

A soda cáustica funciona muito bem na destruição de elementos orgânicos (gordura, óleos, cabelo) porém de o problema for causado por sabonete, toalhitas de bebé, papel de cozinha ou outro objeto não irá resultar.

Riscos de usar a soda cáustica para desentupimentos

O primeiro risco está diretamente ligado com os perigos à saúde. Muita gente esquece, mas a soda cáustica é uma solução química corrosiva poderosa. O contato com a pele é o suficiente para causar queimaduras químicas graves.

Além disso, quando utilizada com água quente poderá gerar borbulhas e gases que em contacto com as vias respiratórias e os olhos poderá causar danos graves a saúde.

Perigos da soda cáustica para a tubulação

Mesmo que o uso esporádico da soda cáustica não resolva o desentupimento poderá amolecer o material dos canos e danificar toda a estrutura da canalização.

Quando esse produto entra em contato com a água, sofre uma reação que o esquenta a mais de 100ºC. Essa temperatura amolece o material dos canos de PVC.

Isso pode causar roturas, vazamentos e fissuras na canalização. Problemas bem mais complicados de serem resolvidos do que um entupimento.

Além de tudo a soda cáustica, quando em contato com óleo/gordura e água, pode acabar solidificando dentro do cano, quase que virando um sabão.

Esse é um tipo de entupimento que tende a ser muito trabalhoso de desentupir, custando muito mais dinheiro do que um simples desentupimento feito por profissionais.

Com mais de 20 de experiência a Canalizações 24horas conta com uma equipa especializada e materiais de última geração para realizar desentupimentos 24h na Grande Lisboa, Sintra, Margem Sul.

⏰ Estamos disponíveis 24h ☎️ 800 103 131